As unhas são produzidas por células da pele da matriz unguela (base da unha embaixo da cutícula). São compostas principalmente por queratina, uma proteína endurecida também encontrada na pele e no cabelo. Têm algumas importantes funções: ajudam a pegar e manipular objetos, protegem os tecidos das pontas dos dedos das mãos e pés, refletem nosso estado geral de saúde, pois muitas doenças e condições sérias podem ser detectadas por mudanças nas unhas. Para as mulheres têm seu valor estético intenso, muitas vezes uma arma de sedução.
Mas como qualquer área do nosso corpo, elas merecem cuidados especiais para se manterem saúdáveis e com uma boa aparência.
Mas como qualquer área do nosso corpo, elas merecem cuidados especiais para se manterem saúdáveis e com uma boa aparência.
Então aqui deixo umas dicas importantes:
01) Tenha uma alimentção saudável rica em protéinas, vitaminas e sais minerais.
02) Exponha suas unhas ao sol por alguns minutos periodicamente, elas também precisam de vitamina D.
03) Corte as unhas com freqüencia, pois unhas muito grandes além de risco de acidentes, acumulam bactérias em seu interior.
04) Faça corte quadrado, mas não corte as unhas até o "sabugo", deixe sempre uma pequena porção da borda livre. Devem ser cortadas retas na frente e ligeiramente arredondadas nas laterais para manter seu vigor máximo. E nos pés, corte- as unhas cantos, isso evitará que elas encravem.
05) Evite lixar a parte de cima, porque isso destroi a queratina.
06) O ideal é não retirar e não afastar as cutículas, pois elas protegem a matriz ungueal da ação de substâncias químicas e/ou microorganismos. ( Nós mulheres não conseguimos isso, então retire pouco cada vez)
07) Não use acetona para remover esmaltes antigos, prefira removedores próprios e óleo de banana. Em seguida, lave-as e passe hidratante.
08) Evite objeto pontiagudo ao limpar debaixo da unha. Pode provocar deslocamento. Passe sabonete e escovinha.
08) Evite objeto pontiagudo ao limpar debaixo da unha. Pode provocar deslocamento. Passe sabonete e escovinha.
09) Tenha seu material individual para corte e limpeza, não emprestando para ninguém.
10) Deixe suas unhas respirarem! rsrsrs. Deixe um espaço de tempo (1 semana pelo menos) sem esmalte, para elas se recuperarem do processo. Passe um hidratante com uréia neste período, ajuda a evitar o ressecamento e desfolhamento das unhas.
11) Se você pintar as unhas em cores escuras com muita frequência, elas ficarão amareladas. Alterne os tons.
12) A manicure deve usar ferramentas esterilizadas em autoclave a cada cliente e materias descatáveis que entrem em contato com a unha ou pele da cliente (palitos, toalhas, plásticos que recobrem vasilhas, luvas etc). Assim se evita muitas doenças.
13) Quando fizer as unhas e suspeitar que uma está com micose, deixe para limpá-la por último.
14) Quem trabalha com água e umidade deve manter as mãos sempre secas, dentro do possível. Se puder, use creme de mãos com hidratante e silicone. A umidade excessiva favorece o surgimento de micoses.
15) Contato com a terra, plantas, pêlos de animais e utensílios contaminados na cozinha podem favorecer infeccões por fungos,virus e/ou bactérias. Lavar imediatamente as unhas com sabão e escova e secá-las imediatamente.
16) Cigarros e certos produtos químicos, como até mesmo esmaltes e removedores, podem ser prejudiciais às suas unhas e torná-las amareladas.
17) Evite calçados apertados para evitar unhas encravadas.
18) Evite mexer em unhas encravadas, especialmente se já estiverem infectadas. Nesse caso, procure um dermatologista.
19) Não roa as unhas. Esse hábito cria um terreno úmido e favorece infecções. Pode também fazer com o crescimento da unha seja irregular. Roer as unhas é um problema comum, especialmente entre as crianças jovens. Esse hábito tende a ser perdido com a idade, porém está relacionado à ansiedade e monotonia nas crianças mais velhas e nos adultos. Geralmente é manifestação de ansiedade exagerada ou neurose. Procure um psicólogo e/ou estilo de vida menos estressante.
20) Aqui nesse ítem vou citar casos e explicar situações as quais você deve procurar um médico dermatologista (e não manicures, podólogos, esteticistas não desmerecendo-os, mas as funções deles são outras), para uma avaliação, pois é o profissional que melhor pode determinar qual a conduta terapêutica para o seu caso.
* Mudanças na unha tais como: dor, unhas descalcificadas, quebradiças ou finas (afastado uso de acetona), alguma diferença na cor, espessura e tamanho, bordas desfolhando ou quebrando, manchas, descolamento ou espessamento da unha, pontos esbranquiçados, descamação, riscos, fissuras e unhas encravadas prinicpalmente se tiverem com inflamação.
As alterações nas unhas podem ser por doenças locais ou sistêmicas e sinais de deficiências no organismo, alterações no metabolismo. Mais um motivo para se fazer uma avaliação médica.
As alterações nas unhas podem ser por doenças locais ou sistêmicas e sinais de deficiências no organismo, alterações no metabolismo. Mais um motivo para se fazer uma avaliação médica.
Doenças comuns das unhas:
* Hemorragias subungueais são rupturas de vasos que podem causar linhas verticais ou manchas arroxeadas. Podem ser por alteração de prega da unha, medicamentos e certas doenças. Entretanto, o traumatismo é a causa mais comum.
* Unhas encravadas. As unhas mais envolvidas são as dos dedos grandes (hálux) dos pés. Sapatos apertados e outros traumatismos são as causas mais comuns. Podem ser dolorosas e, às vezes, favorecem infecção. É preciso procurar um dermatologista logo no início, em vez de ficar tentando resolver o problema sozinho, cortando ou lixando os cantos da unha afetada, para evitar conseqüências futuras mais desastrosas, como infecções.
* As unhas podem ser sede de infecções por fungos (micose de unha), causando deformidades das mesmas; e por bactérias, levando a inchação e vermelhidão em torno delas.
* Tumores benignos e malignos podem se instalar ao lado ou por baixo da unha, às vezes necessitando de cirurgia para sua remoção.
* Há ainda várias doenças que podem acometer as unhas, como psoríase e líquen plano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário