terça-feira, 16 de novembro de 2010

Cuidados Básicos com os cabelos


Leitores, aqui inauguro o item, CABELOS, um assunto admirável por homens e mulheres, fazendo parte da vaidade humana há séculos.  Os cabelos sempre se constituiram como excelente adorno do rosto, tidos historicamente para a mulher como símbolo de sedução e para o homem como demonstração de força.
Afrodite cobria sua nudez com a loira cabeleira e Sansão derrotou os filisteus quando recuperou seus fios preciosos. Na Grécia antiga, ofertar as madeixas aos deuses representava um ato supremo.erra da Síria. No Egito antigo os faraós tinham nas perucas formas de distinção social, enquanto que para os muçulmanos manter uma pequena mecha no alto da cabeça era o ponto para que Maomé os conduzisse ao paraiso. Na mitologia hindu os cabelos de Shiva mostram as direções do espaço e figuram em todo o universo. Desde os escalpos indígenas até os cabelos das mulheres acusadas de ligação com as tropas alemãs da 2a guerra mundial, a cabeleira dos vencidos foi sempre exibida como troféu. Por outro lado, enquanto os cabelos estiveram associados à idéia de força e beleza, a calvície ficou ligada ao conceito de sabedoria. Assim, os sacerdotes egípcios tinham a cabeça raspada como símbolo de desapego. Sócrates orgulhava-se da sua falta de cabelos dizendo: "Mato não cresce em ruas ativas!" Mas foi Hipócrates, também um calvo célebre, quem estudou pioneiramente a alopécia relacionando-a à outras caracteristicas físicas.
O swami Pandarana Sannahdi , do mosteiro de Madras, na Índia, tinha em 1949, uma cabeleira de 7,92 metros de comprimento! Na França, o Rei Sol Luiz XIV usava diariamente uma peruca para cobrir sua cabeça.
Até hoje uma bela cabeleira denota força, situação social e poder. Os cabelos conservam a função fundamental de emoldurar o rosto, servindo como cartão de apresentação pessoal de cada indivíduo.

Dicas:
 
* Corte seus cabelos uma vez a cada três meses, no mínimo. Cortar o cabelo periodicamente contribui para retirar as pontas queimadas e duplas. 
* Evite pentear frequentemente os cabelos.
* Tenha uma alimentação balanceada.  Quando está faltando algum nutriente em sua alimentação, quase sempre, reflete diretamente nos cabelos. Por isso, tenha uma alimentação rica em legumes, verduras, frutas e cereais e beba bastante água. Do contrário você pode ter queda de cabelo, problemas com o crescimento e enfraquecimento. Evite alimentos gordurosos e bebida alcoólica.
* Procure usar produtos com FPS (Fator de Proteção Solar), durante o verão. Especialmente após contato com a água (piscina, mar e afins). Uso de boné e chapéu também ajuda a proteger da radiação solar, caso esteja em uma região de sol muito intenso, na praia ou na piscina proteja a cabeça para prevenir câncer no couro cabeludo. Para os carecas a proteção deve ser constante. Porém o uso contínuo é prejudicial,  pois pode acarretar doenças no couro cabeludo, como a dermatite seborreica.
* Dê preferência ao uso de pentes de madeira, com dentes largos. O pente de madeira permite a neutralização estática, além dos cabelos ficarem mais fracos quando estão molhados.
*  Faça hidratação periódica no seu cabelo. 
*  Evite o uso excessivo de secador e da chapinha. Isso pode contribuir para o ressecamento dos fios e o aparecimento de pontas duplas, dando uma aparência opaca e sem vida nos cabelos. 
* Sempre mude seu xampu. Troque seu xampu periodicamente, pois, muitas vezes, o cabelo pode se acostumar com um determinado princípio ativo do produto.
* Lave sempre com xampu adequado ao seu tipo de cabelo. Sabonete e sabão ressecam o couro por causa da ação de detergente
* Evite usar condicionadores próximo à raiz dos cabelos ou xampus que contenham condicionadores na sua fórmula (2 em 1).
* Evite lavar a cabeça com água quente.
* Não deixe que seu couro cabeludo fique empastado de cremes ou oleosidade, que, inclusive, obstruem a natural saída do suor. Condicionador é um bom aliado, mas você tem de passá-lo sem exagero. Ainda que secos ou ressecados precisam de condicionador da metade do fio para as pontas, e os normais e oleosos pedem condicionamento apenas nas pontas aposte na dose única.
* Não esfregue a toalha nos cabelos, use-a apenas para comprimir os cabelos contra o couro cabeludo.
* Cuidado com o estresse, ele pode aumentar a produção de oleosidade e causar queda capilar. 

Caso ocorra caspa e coceira, pode ser a dermatite seborréica. Neste caso, procure um dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento.

Na próxima falaremos sobre dermatite seborreica.

Fonte sobre a história dos cabelos ao longo da humanidade
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mulher-cabelo/historia-dos-cabelos.php

Nenhum comentário: