A pele negra tem algumas características diferentes tais como: maior oleosidade do rosto, foliculite nas axilas, pernas e virilha, hiperpigmentção e quelóides. Apesar de ter a mesma quantidade de melanócitos (células da pele responsável pela produção melanina que e pigmento), a produção de melanina é maior. A presença de maior número de glândulas sebáceas (produtora de oleosidade), a torna mais suscetível à acne. Há também uma maior tendência à cicatrização hipertrófica e à hipercromia residual. Sendo assim, qualquer cicatriz ou ferida pode manchar. Portanto, apesar da pele negra ser mais resistente ao sol, a fotoproteção é muito importante. Tem também um espesamentp maior da camada mais superficial (camada córnea), o que aumenta a incidência de acne e foliculite (inflamção dos pêlos). Nesse caso o melhor tratamento ainda é o laser diodo de 400ms.
A pele negra também possui uma menor quantidade de ceramidas, tendo assim maior possibilidade de ressecamento, então deve ser bem hidratada.
Em relação as manchas, devem ser usados produtos e peelings específicos e microdermobrasão com um dermatologista.
É contra-indicado alguns produtos assim com tramentos de laser para tratar rugas, manchas, microvarizes, apagar tatuagens, luz intensa pulsada.
Atenção também para o câncer de pele (apesar de mais comum na pele clara), sendo mais comuns nesse caso na palma das mãos e planta (sola) dos pés.
Nenhum comentário:
Postar um comentário