Nosso corpo tem respostas à mudanças de temperatura ambiente, portanto precisamos em cada estação ter alguns cuidados especiais com a nossa pele.
Todos os dias a pele, em especial a do rosto, é sujeita ao desgaste, à poluição e às agressões do meio ambiente. Quando a temperatura desce, a pele seca começa a sentir os primeiros efeitos do frio, ficando mais ressecada e mais sensível, a pele mista fica ainda mais ressequida e mesmo a pele oleosa pede ajuda. É muito importante o uso de cremes específicos para o seu tipo de pele, com ingredientes e fórmulas calmantes. A maquilhagem pode, também aqui, ser uma ajuda essencial. Convém aplicar uma base fluída e hidratante que sirva como barreira protectora, e que ao mesmo tempo irá disfarçar a vermelhidão do rosto. Dedique alguns minutos para aplicar um creme protector no rosto e nas mãos e espalhe um creme ou leite corporal hidratante para evitar a pele ressecada e à noite aplique um óleo de banho, para evitar manchar o vestuário. Se vive em zonas realmente frias, não se esqueça ainda de um creme de contorno de olhos tanto de manhã como à noite. Os hidratantes para o corpo são um pouco mais oleosos que os de rosto, mas podem ser usados na face sem problemas. Nas áreas mais ressecadas, como cotovelos, joelhos e pés, aplique camadas mais generosas.
Com a temperatura lá embaixo fica difícil querer sair debaixo da água quentinha do chuveiro, mas faça um esforço, ela desidrata muito a pele. Tente não usar uma água muito quente e tome banhos rápidos. Evite usar sabonetes mais pesados, prefira os glicerinados ou até mesmo os infantis, que são mais neutros. Os sabonetes líquidos também são uma boa opção porque têm o pH mais neutro.
Buchas e esfoliações devem ser aposentadas até o verão porque retiram a camada natural de proteção da pele. E se você está com pressa e não vai conseguir passar o hidratante, uma alternativa é usar um óleo de banho. Ele não é tão eficaz quanto o hidratante, mas diminui um pouco o ressecamento.
Na hora de escolher a roupa, prefira tecidos mais naturais. Se for usar lã, coloque uma peça de algodão por baixo. A lã e os tecidos sintéticos arrancam a camada natural de proteção da pele e modificam o pH. O resultado é mais ressecamento.
Tem pessoas que acham que porque o sol do inverno é mais fraco, podem abusar. O sol pode não estar forte o suficiente para bronzear a pele, mas a pele não está imune aos danos que os raios podem causar. Mesmo no inverno é preciso usar filtro solar. Tem pessoas que no inverno por sentirem menos necessidade, bebem pouca água, mas é nessa estação que o consumo de água é muito importante para a hidratação da pele.
O inverno é a melhor época para retirar ou atenuar as manchas do rosto, ficar com a pele mais jovem e se entregar às técnicas que prometem dar uma melhorada no visual. O peeling ainda é a melhor técnica para a eliminação das manchas, principalmente aqueles que são feitos em algumas sessões de periodicidade semanal ou quinzenal. Outros métodos de rejuvenescimento, as luzes como LEDs e LASERS, estimulam a produção de colágeno e a hidratação da pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário